top of page

Cooperativa Agroextrativista Grande Sertão


Montes Claros (MG)


Divulgação / Grande Sertão



SOBRE A COMUNIDADE


A Cooperativa dos Agricultores Familiares e Agroextrativistas Grande Sertão foi criada em 2003, no norte de Minas Gerais. Seu objetivo principal é valorizar as culturas tradicionais e os ecossistemas naturais por meio do beneficiamento e comercialização de frutos do Cerrado e produtos da agricultura familiar.


O grupo tem como trabalho central organizar a produção, fazer o beneficiamento e encaminhar produtos agroecológicos até o consumidor. A Grande Sertão também participa de redes de articulação, onde contribui na construção de propostas para o desenvolvimento regional, levando em consideração a condição das populações do semi-árido mineiro, suas vivências e saberes.


Composta por aproximadamente 1200 famílias em 300 comunidades de 30 municípios do norte de Minas Gerais, a Grande Sertão beneficia frutos do Cerrado como araçá, mangaba, baru e araticum transformando-os em polpas sem conservantes. Além de polpa, o coquinho azedo é matéria-prima para a produção de uma cerveja fruit beer. O pequi também integra a lista de produtos como óleo, polpa em conserva e castanha.


As polpas congeladas de frutas oriundas dos quintais e também das áreas de Cerrado e Caatinga da região são o carro-chefe da Grande Sertão. Ao todo são 18 variedades comercializadas como araticum, cagaita, murici, entre outras. O pequi é vendido como polpa ou óleo. O mel, a rapadura, o óleo de buriti e a cachaça também integram a lista de produtos comercializados pela cooperativa.



Saiba mais sobre os ingredientes utilizados pela comunidade: Baru, Buriti, Cagaita, Pequi.



bottom of page