ARINOS (MG)
Extrativismo sustentável do baru: referência agroecológica no noroeste de Minas Gerais
Divulgação / COPABASE / Caminho do Sertão/Josângela Jesusa
SOBRE A COMUNIDADE
Com foco no desenvolvimento regional sustentável, a COPABASE foi criada no ano de 2008. O baru torrado figura entre os principais produtos da cooperativa, que também produz polpas de frutas nativas nos sabores araticum, mangaba, coquinho azedo e umbu. O beneficiamento também integra especiarias como colorífico, açafrão e pólen, além de açúcar mascavo e farinha de mandioca artesanal.
A sede da cooperativa fica no município de Arinos, Minas Gerais, na região conhecida como Vale do Urucuia. Sua atuação regional estende-se aos municípios de Arinos, Bonfinópolis de Minas, Buritis, Formoso, Pintópolis, Riachinho, Urucuia e Uruana de Minas.
A COPABASE promove o desenvolvimento sustentável da região Vale do Urucuia, por meio do extrativismo, artesanato e da agricultura familiar. Além da comercialização de produtos, a cooperativa busca fomentar a geração de renda por meio de projetos e parcerias envolvendo mulheres, jovens, extrativistas e assentados que acreditam na cooperação e ajuda mútua.
A cooperativa possui uma grande variedade de produtos da agricultura familiar, que são comercializados em feiras regionais, varejo, e-commerce e mercado institucional público. A castanha-de-baru também é exportada para os Estados Unidos.
Comentarios