top of page

Centro de Produção, Pesquisa e Capacitação do Cerrado (CEPPEC)


Nioaque (MS)


Divulgação / CEPPEC



SOBRE A COMUNIDADE


O Centro de Produção, Pesquisa e Capacitação do Cerrado (CEPPEC) foi inaugurado em 2005 no assentamento Andalucia, no município de Nioaque (MS). Seu principal objetivo é se tornar um centro de referência para trabalhadores rurais dos biomas Cerrado e Pantanal.


Criado por um grupo de mulheres com apoio da ONG Ecoa (Ecologia em Ação), o centro carrega em seu estatuto a determinação de que sua diretoria seja ocupada em sua maioria por mulheres, que ocupam o papel de protagonismo em todas as fases da cadeia produtiva.


Um dos carros-chefes do CEPPEC é o trabalho artesanal de tecelagem de algodão, lã e anafaia com tingimento natural e fibras vegetais. As matérias-primas garantem forma a produtos como bolsas femininas, pastas promocionais para eventos, capa para pastas, mantas, cachecóis, jogos americanos e tapetes.


Além destas atividades, as famílias também praticam o extrativismo de base sustentável do baru. São 45 famílias coletoras que trabalham em todas as etapas da cadeia produtiva: desde o cuidado com as árvores no campo até a comercialização. As associadas também produzem farinha de jatobá e pequi, tornando o CEPPEC uma referência de desenvolvimento local sustentável e preservação do Cerrado.




Saiba mais sobre os ingredientes utilizados pela comunidade: Baru, Jatobá e Pequi



bottom of page