top of page

Sítio Boca do Mato


Mambaí (GO)


Divulgação / Sítio Boca do Mato



SOBRE A COMUNIDADE


A família Berquó dedica-se à produção e beneficiamento do pequi e do baru com itens como creme e molho de pequi (nas versões com ou sem pimenta), além da pasta de baru picante. Com produção totalmente artesanal de todos seus produtos, a marca preza pela conservação do Cerrado.


Iasminy de Paula Berquó e Sandro Raphael Borges, criadores da marca Sitio Boca do Mato, moram em Mambaí-GO, cidade escolhida para moradia por causa da paixão deles pelo pequi, símbolo da cultura e da culinária goiana e pela riqueza deste fruto na região.


A paixão pelo pequi inspirou o casal a criar um produto até então inexistente no mercado: uma pasta de pequi pronta para consumo em pães, torradas, tortas, salgados, etc. Em 2014, o produto precursor foi comercializado ao público pela primeira vez na festa do Pequi, época em que surgiram grandes parcerias com moradores da região e agências de turismo e também reconhecimento do Sebrae. Com isso os empreendedores decidiram investir na ampliação do hall de produtos e desenvolver também o molho de pequi condimentado e com pimenta, a pasta de baru com ervas e picantes, bem como licores de diferentes sabores.


É uma empresa que carrega como princípios a sustentabilidade ambiental, a agrobiodiversidade, a valorização da agricultura familiar e a preocupação com a preservação e restauração do Cerrado. A matéria-prima utilizada nos produtos é obtida diretamente do Cerrado, seja no próprio sítio ou por meio de produtores locais e famílias que vivem do pequi. Além disso, todo o processo desde a produção até embalagem de todos os produtos, é totalmente artesanal: a fabricação acontece em espaço e escala reduzida com ingredientes naturais e o produto é embalado individualmente.



Saiba mais sobre os ingredientes utilizados pela comunidade: Baru e Pequi.



bottom of page