Cooperativa Mista dos Assentados e Agricultores Familiares do Noroeste de Minas (COOPERFAN)


Paracatu (MG)


Divulgação / COOPERFAN



SOBRE A COMUNIDADE


A Cooperativa Mista dos Assentados e Agricultores Familiares do Noroeste de Minas (Cooperfan) foi fundada em julho de 2010 e está localizada no noroeste mineiro. Sua criação surgiu da necessidade de organizar a produção e comercialização dos produtos dos assentados da reforma agrária e da agricultura familiar na região. Com sede na cidade de Paracatu (MG), com atuação em 6 municípios vizinhos, a Cooperfan tem como objetivo principal a realização de ações em prol do fortalecimento da agricultura familiar da região e a administração dos interesses econômicos de seus 180 associados.


A Cooperfan trabalha principalmente com produtos do Cerrado, sendo seu foco principal a venda do baru em natura. Além disso, produzem frutas, legumes e verduras orgânicas e fazem o processamento de polpas de mangaba e cagaita. Atualmente, 90% da produção da cooperativa é encaminhada para escolas estaduais do noroeste mineiro, processo que ocorre em parceria com as prefeituras locais.


A organização busca constantemente apresentar melhorias para a produção de seus associados e oferecer um lugar de confiança onde os pequenos agricultores possam comercializar seus produtos. Em busca de ampliar os mercados para comercializar os produtos da agricultura familiar e gerar renda para a população, a Cooperfan tem se adaptado através da organização das embalagens, treinamentos e certificações sanitárias. A cooperativa não possui uma indústria própria, por isso trabalha em parceria com os agricultores estimulando o processo de agroindustrialização. É responsabilidade da cooperativa receber, transportar, classificar, embalar, padronizar, beneficiar, industrializar e comercializar a produção dos seus associados. Além disso, os associados passam periodicamente por qualificações, sobretudo com objetivo de melhorar seu desempenho através do uso de tecnologias.




Saiba mais sobre os ingredientes utilizados pela comunidade: Baru e Cagaita

Confira receitas com os frutos