Central da Caatinga


Juazeiro (BA)


Divulgação / Central da Caatinga



SOBRE A COMUNIDADE


A Central de Comercialização das Cooperativas da Caatinga, também chamada de Central da Caatinga, nasceu em 2016 de um processo para organização e valorização da agricultura familiar no sertão nordestino. A iniciativa originou-se da Rede Sabor Natural do Sertão, que desde o início da década de 90 fomentou na região a produção familiar através de um processo de formação voltado para a convivência com o semiárido.


A Central da Caatinga reúne atualmente nove cooperativas de agricultores familiares, sendo elas: Coopercuc; Cooproaf; Coopes (Licuri); Coopes (Peixes); Coopersabor; Coofama; Cooperlad e Cooperativa Agroindustrial Vale do Paraíso, Cooperativa dos Irrigantes do Vaza Barris (PIVAB). As cooperativas parceiras são orientadas para produção agroecológica, adoção de boas práticas de segurança alimentar, comercialização solidária, gestão coletiva e preservação ambiental.


Sendo uma articulação de organizações de agricultores e agricultoras familiares do semiárido brasileiro, os cooperados trabalham com beneficiamento e comercialização por meio do extrativismo sustentável da Caatinga. A Central da Caatinga adota como estratégia fortalecer a economia solidária, contribuindo com o desenvolvimento sustentável da produção da agricultura familiar e buscando novas possibilidades de inserção comercial dos produtos da Caatinga.


O objetivo principal da Central da Caatinga é facilitar a comercialização de toda produção das cooperativas e grupos, fortalecendo a presença da agricultura familiar nos diversos mercados e garantindo renda para as famílias envolvidas.


Saiba mais sobre os ingredientes utilizados pela comunidade: Babaçu, Buriti, Macaúba e Umbu

Confira receitas com os frutos