top of page

Cooperativa dos Pequenos Produtores Agroextrativistas de Lago do Junco (COPPALJ)


Lago do Junco (MA)


Foto: Divulgação / COPPALJ



SOBRE A COMUNIDADE


A Cooperativa dos Pequenos Produtores Agroextrativistas de Lago do Junco (COPPALJ) foi fundada em 15 de abril de 1991 e nasceu dentro do movimento de mulheres pela luta contra a derrubada de palmeiras de babaçu. A cooperativa produz óleo de babaçu filtrado, destinado a indústria cosmética e óleo de babaçu refinado, destinado à alimentação, ambos orgânicos certificados.


Na COPPALJ todos os trabalhadores são associados e passam por capacitações em todos os setores da cooperativa para o processo de extração e concentração do óleo de babaçu. A cooperativa é hoje a única nacional responsável pela produção de óleo orgânico de babaçu certificado pela IBD. O óleo é produzido a partir da amêndoa fornecida pelas quebradeiras de coco babaçu da região do Médio Mearim.


Com objetivo de aproveitar o coco babaçu de maneira integral, a COPPALJ viabiliza uma estrutura comercial em que as cantinas, que são pequenos comércios localizados na zona rural, trabalhem como receptoras da produção das amêndoas coletadas pelas quebradeiras de babaçu e fornecedoras de gêneros de primeira necessidade. As cantinas têm um papel estratégico para a cooperativa e na geração da renda familiar.


A COPPALJ conta com 186 sócios dos municípios de Lago do Junco, Lago dos Rodrigues e Bom Lugar, que têm o babaçu como fonte de emprego e renda. A agroindústria emprega diretamente 980 famílias de quebradeiras de coco babaçu dos três municípios e indiretamente gera trabalho para 2 mil famílias.




Saiba mais sobre os ingredientes utilizados pela comunidade: Babaçu.



bottom of page