top of page

Cooperativa dos Pequenos Produtores Agroextrativistas de Esperantinópolis (COOPAESP)


Esperantinópolis (MA)


Divulgação / COOPAESP



SOBRE A COMUNIDADE


A Cooperativa de Produtores Agroextrativistas de Esperantinópolis (COOPAESP) é uma organização de quebradeiras de coco babaçu que produz a farinha de mesocarpo do fruto - extraída de uma área que fica entre a cascas e as amêndoas - bastante utilizada em preparo de pães, bolos, biscoitos, mingaus e para encorpar molhos.


O mesocarpo de babaçu é um excelente suplemento alimentar, rico em amidos e sais minerais. A produção da farinha de mesocarpo de babaçu acontece totalmente pelas mãos das quebradeiras, sem utilização de insumos agrícolas e agrotóxicos no processo. Na fabricação, o coco do babaçu é colhido quando está recém caído das palmeiras. Em seguida, as quebradeiras retiram a casca e secam os flocos do mesocarpo em estufas. Após a secagem, o mesocarpo é processado, transformado em farinha e embalado.


Além da farinha de mesocarpo de babaçu, a COOPAESP também trabalha com o manejo florestal do Jaborandi. Nessa atividade as famílias coletam as folhas de forma ambientalmente correta e as comercializam para a indústria farmacêutica.





bottom of page