Cooperativa das Mulheres Quebradeiras de Coco de Babaçu (CIMQCB)


(MA, TO, PI e PA)


Divulgação / CIMQCB



SOBRE A COMUNIDADE


Símbolo de resistência do Cerrado nordestino e amazônico, a Cooperativa das Mulheres Quebradeiras de Coco de Babaçu (CIMQCB) foi criada em 2009 e atualmente reúne cerca de 130 associadas de 36 grupos. A cooperativa se trata de uma organização de grupos produtivos comunitários formados por mulheres que coletam e processam o coco babaçu nos estados do Pará, Maranhão, Tocantins e Piauí. Com sede em São Luís, Maranhão, reúne mulheres que compartilham saberes para lidar com a produção, o beneficiamento e a comercialização dos derivados do babaçu.


As comunidades tradicionais de quebradeiras de coco babaçu produzem com autonomia produtos como o azeite, resultado da extração do óleo da amêndoa, e o mesocarpo do fruto. Visando o uso integral do babaçu, produzem artesanatos, sabonetes, sabões e resíduos para ração animal. São produtos naturais, elaborados sem o uso de conservantes e de agrotóxicos e sem a prática da derrubada e queimada de florestas de babaçu.


Um dos objetivos da CIMQCB tem sido de sensibilizar os consumidores, mostrando que quem compra os produtos destes empreendimentos comunitários colabora para a preservação das florestas secundárias de babaçu, o fortalecimento dos princípios da economia solidária e a geração de trabalho e renda para mais de 300 mil mulheres extrativistas.


Outro objetivo da CIMQCB é organizar as quebradeiras de coco para que conheçam e defendam seus direitos, promovendo sua autonomia política e econômica, lutando por seus territórios e por livre acesso ao babaçu para promover melhores condições de vida para suas famílias.


https://www.miqcb.org/



Conheça os produtos da comunidade na loja virtual.

Saiba mais sobre os ingredientes utilizados pela comunidade.

Confira receitas com os frutos



NOSSOS CANAIS

    SES, Quadra 14, Lote 03

    Setor Econômico de Sobradinho

    Brasília/DF

    CEP 73.020-414

    Tel: +55 (61) 3327-8489

    Whatsapp: +55 61 98262-0001

    centraldocerrado@centraldocerrado.org.br

    Mercado Municipal de Pinheiros, box 28

    Rua Pedro Cristi 89

    Pinheiros São Paulo/SP

    CEP 05.421-040

    Tel: +55 (11) 3530-6489

    pinheiros@centraldocerrado.org.br

Parceria:

CENTRAL DO CERRADO

• SÃO PAULO

CENTRAL DO CERRADO

• BRASÍLIA

Cooperativa Central do Cerrado LTDA - CNPJ: 12.473.840/0001-50 - Entregas em até 10 dias úteis 

© 2020 by Cajuí Comunicação Digital