top of page

Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (COOPERCUC)


Uauá, Canudos e Curaçá (BA)


Divulgação / COOPERCUC



SOBRE A COMUNIDADE


Nascida da ousadia de mulheres e homens do sertão da Bahia, a COOPERCUC conta atualmente com 271 cooperados, em sua maioria mulheres. São eles os responsáveis pela produção de deliciosos doces e geleias de frutas nativas do sertão. Além disso, através da linha de produtos Gravetero, a cooperativa comercializa seus produtos no Brasil e exporta para países como Itália, França e Áustria.


No início nos anos 90, a cidade de Uauá recebeu a chegada de três freiras na região que trouxeram novas formas de realizar o beneficiamento das frutas da Caatinga. Desde então, o trabalho se expandiu para as cidades de Curaçá e Canudos, até a oficialização da COOPERCUC, no ano de 2004.


Em 2005, a COOPERCUC construiu 15 mini-fábricas nas comunidades e uma fábrica central em Uauá, o que agregou mais qualidade para seus produtos e o aumento do volume produzido pelos grupos da cooperativa. Desde então, os produtos começaram a ser exportados para a França, Áustria, Alemanha e Espanha. O crescimento também rendeu à cooperativa o selo FLO Fair Trade e Certificação Orgânica.


Com objetivo de estabelecer sempre novos negócios e parcerias, os cooperados da COOPERCUC participam de capacitações e intercâmbios, que visam potencializar seus conhecimentos através do acesso a novas tecnologias e estratégias, mantendo na base seu valor social para as comunidades envolvidas nos processos.



Saiba mais sobre os ingredientes utilizados pela comunidade: Umbu



bottom of page