top of page

Associação dos Artesãos e Extrativistas do Povoado do Mumbuca


Mumbuca (TO)


Divulgação / Associação dos Artesãos e Extrativistas do Povoado do Mumbuca



SOBRE A COMUNIDADE


Impossível falar sobre o Jalapão e o capim dourado sem ressaltar a importância da Comunidade Quilombola Mumbuca para o desenvolvimento do turismo e do artesanato do Estado do Tocantins.

 

Nas últimas três décadas, o capim dourado trouxe muitas conquistas à Comunidade Mumbuca, não apenas para a geração de renda, mas no respeito e na cidadania de seus moradores, sem jamais abrir mão da essência de sua ancestralidade.

 

O protagonismo da Comunidade no desenvolvimento e difusão do artesanato com o capim dourado e buriti resultou na fundação da Associação de Artesãos e Extrativistas do Povoado do Mumbuca, no ano de 2000. Atualmente a entidade é integrada por cerca de 140 membros associados, com presença feminina marcante na liderança e na organização.

 

A associação possui sede própria com escritório, sala de reunião, Memorial Casa da Cultura com salão comunitário e loja de venda de artesanato.

 

Os associados também fazem o controle da venda e da distribuição dos recursos oriundos do artesanato, assim como do respeito às técnicas de manejo sustentável do capim dourado, cuja colheita só é permitida de setembro a novembro, em acordo com a Lei do Capim Dourado, para garantir sua preservação.

 

A venda de artesanato é a atividade que mais contribui para a geração de renda na Comunidade Quilombola Mumbuca, aliada aos demais serviços ofertados no âmbito do Turismo de Base Comunitária, como restaurantes de comida caseira, sorveteria com sabores de frutos do Cerrado e hospedagem em casas típicas da comunidade, construídas com paredes de adobe e cobertura de palha.




Saiba mais sobre os ingredientes utilizados pela comunidade: Capim Dourado e Buriti.



Comments


bottom of page