Mateiros (TO)
Divulgação / ACAPPM
SOBRE A COMUNIDADE
Desde o ano de 2001, a Associação Comunitária dos Artesãos e Pequenos Produtores de Mateiros (ACAPPM) atua pelo fortalecimento e pela organização da produção e da comercialização dos produtos dos seus associados.
Formada principalmente por mulheres, a entidade conta com mais de 70 artesãs e artesãos que têm no trabalho com o capim dourado sua principal fonte de renda, produzindo biojoias, bolsas, chapéus, carteiras, fruteiras, porta-joias, luminárias, cestos, vasos, mandalas, bandejas, suplás e etc.
Também apoia a agricultura familiar e o agroextrativismo, atuando conforme as orientações da Política Estadual de Uso Sustentável do Capim Dourado e Buriti, com boas práticas de manejo dos frutos do Cerrado e do manejo integrado e comunitário do fogo.
A ACAPPM possui sede própria em Mateiros, para atividades administrativas, associativas e comerciais, com loja no local para exposição e venda de produtos, integrando a cadeia do ecoturismo na região.
Além disso, atua em colaboração com outras associações e comunidades do entorno de Mateiros: Jacurutu, Carrapato, Mata, Formiga, Ambrósio, Prata, Mumbuca, Boa Esperança, Galhão, Fazenda Nova, Galheiros, Itapiru e comunidades da região do Rio Novo.
Um trabalho forte, pautado no pertencimento e no reconhecimento da importância das comunidades tradicionais e de suas práticas voltadas à conservação do Cerrado e à geração de renda.
Saiba mais sobre os ingredientes utilizados pela comunidade: Capim Dourado e Buriti.
Comments