top of page

Assentamento Colônia I (COOPAFAMA)


Padre Bernardo (GO)


Divulgação / COOPAFAMA



SOBRE A COMUNIDADE


Grupo de agricultores orgânicos referência em produção de hortaliças agroecológicas na região. O assentamento foi criado no ano de 1996, porém a Cooperativa Agroecológica dos Agricultores Familiares do Projeto de Assentamento Colônia I (Coopafama) foi criada em 1999, com o apoio do projeto Educando para a Sustentabilidade, assinado pela Universidade de Brasília (UnB) em parceria com a Emater-DF.


Atualmente, a cooperativa conta com 24 famílias assentadas envolvidas nas atividades de produção agrícola dos acampamentos. A produção segue os conceitos da agroecologia com uma grande diversidade de ingredientes cultivados. O modelo de trabalho do grupo serve como referência a todo o Distrito Federal.


A COOPAFAMA produz mais de 25 tipos de alimentos agroecológicos. Entre os produtos, estão abacate, banana, tangerina, graviola, batata inglesa, cebola, batata baroa e folhosas. Alimentos sem agrotóxico, com segurança para o consumidor, produtor e meio ambiente. Além do modo de produção livre de agrotóxicos, a Coopafama é referência na utilização de ingredientes originários do Cerrado como pequi, jatobá, baru e cagaita – que se transformam em bolos, pães e biscoitos nas mãos do Sabor do Cerrado, grupo formado por 18 mulheres extrativistas.



Saiba mais sobre os ingredientes utilizados pela comunidade. Baru, Cagaita, Jatobá e Pequi



bottom of page