top of page

Meliponina


Região dos Lençóis Maranhenses (MA)


Divulgação / Meliponina



SOBRE A COMUNIDADE


Meliponina é uma marca de produtos de abelhas nativas sem ferrão das espécies tiúba, uruçu e jandaíra - entre eles mel, pólen e própolis. Atualmente, os trabalhos desenvolvidos pela marca envolvem dez comunidades rurais localizadas no entorno dos Lençóis Maranhenses. A Meliponina integra o Projeto Abelhas Nativas (PAN) da Associação Maranhense para Conservação da Natureza (Amavida), vencedor de diversos prêmios ambientais nacionais e internacionais.


Meliponina é um conceito de negócio que surgiu no ano 2000 em um movimento de apoio a comercialização dos méis de diversas espécies de abelhas nativas produzidos por comunidades do Cerrado e da amazônia maranhense. A missão da marca é beneficiar e comercializar produtos das abelhas nativas de origem sustentável, orientando os produtores rurais e estimulando-os de forma a disponibilizar produtos de qualidade.


Algumas comunidades do nordeste do Maranhão produzem, extraem e embalam o mel de inúmeras espécies de abelhas nativas com apoio da Meliponina. As comunidades trabalham com o mel de tiúba (Melipona compressipes), de uruçú (Melipona flavolineata) de florada silvestre ou com a predominância de murici ou mirim, duas espécies botânicas comuns em algumas dessas regiões.


As abelhas nativas polinizam diversas espécies vegetais nativas, auxiliando a recomposição dos ecossistemas, além de contribuírem com a segurança alimentar e a qualidade de vida. Além disso, a produção do mel ajuda na conservação das diversidades biológicas das abelhas indígenas no nordeste do Maranhão.





bottom of page