top of page

Cooperativa Sertão Veredas (Coopsertão)


Chapada Gaúcha (MG)


Divulgação / Coopsertão



SOBRE A COMUNIDADE


A Cooperativa Sertão Veredas (Coopsertão) foi criada no ano de 2006 com objetivo de organizar a produção agroextrativista sustentável na região da Chapada Gaúcha (MG) e entorno. Desde então, centenas de famílias da região perceberam o potencial das espécies típicas dos biomas da região como fonte de geração de renda. Atualmente, a Coopsertão conta com 110 cooperados de comunidades tradicionais, assentamentos da reforma agrária e comunidades quilombolas que incrementam sua renda com o beneficiamento e valorização do Cerrado e da Caatinga.


A cooperativa está sediada no município de Chapada Gaúcha, no norte de Minas Gerais, em uma região caracterizada como uma ampla faixa de transição entre o Cerrado e a Caatinga. Por lá, os dois tipos de vegetação se entrelaçam, conformando complexos e variados ecossistemas de transição. Em função das mudanças de altitude e linhas de drenagem, vão se formando as áreas de dominância, ora o Cerrado, ora a Caatinga. Dessa forma, o trabalho dos cooperados da Coopsertão incentiva o resgate da cultura alimentar única da região, formada por essa mistura de biomas.


A produção realizada pela Coopsertão acontece por meio do manejo ecológico da biodiversidade e aproveitamento sustentável. Os frutos nativos são coletados respeitando a sua sazonalidade, com técnicas de manejo. Parte deles vem dos quintais das próprias residências e de áreas de vegetação nativa. Os produtos são beneficiados para o consumo das famílias e para comercialização, seguindo técnicas artesanais que buscam o melhor resultado para o sabor e qualidade do produto.


A Coopsertão atualmente comercializa polpa, óleo e farinha de pequi, raspa e óleo de buriti, polpas de frutas congeladas, como cajuzinho do Cerrado, coquinho azedo, mangaba, araticum, araçá, tamarindo, goiaba, acerola e manga, além de doces e geleias de cajuzinho, cagaita e araticum, açúcar mascavo, mel, baru e farinha de mandioca.




Conheça os produtos da comunidade na loja virtual.

Saiba mais sobre os ingredientes utilizados pela comunidade: Pequi.

Confira receitas com os frutos



bottom of page