Cooperativa de Produção da Região do Piemonte da Diamantina (COOPES)


Capim Grosso (BA)


Divulgação / COOPES



SOBRE A COMUNIDADE


A Cooperativa de Produção da Região do Piemonte da Diamantina (COOPES) foi fundada no ano de 2005 pelos produtores da região com objetivo de melhorar a qualidade dos seus produtos, defender os interesses econômicos dos associados por meio de ajuda mútua e fortalecer a inserção no mercado. A cooperativa foi criada em defesa dos interesses econômicos e sociais dos produtores, sendo um dos principais objetivos iniciais a libertação do comércio intermediarista, muito presente na região.


Os primeiros passos da COOPES aconteceram no ano de 2004, através do Projeto Conviver, um projeto de extensão da Escola Família Agrícola de Jaboticaba/Quixabeira (BA), algumas mulheres da zona rural da região iniciaram as pesquisas e experiências com o licuri para a produção de alimentos. Em outubro do mesmo ano, os produtores da região participaram do evento Terra Madre do Slow Food, em Turim, na Itália, apresentando o licuri como alimento saudável e com risco de extinção.


Desde então, a COOPES se tornou uma referência no fortalecimento e preservação do licuri. Em 2007, a cooperativa fez uma pesquisa sobre os valores nutricionais do licuri que fortaleceu e lançou no mercado uma nova produção da cocada e do licuri torrado. No mesmo ano, a COOPES inscreveu o licuri na Arca do Gosto da Associação Slow Food. O fato incentivou a produção e motivou a realização das Festas do Licuri na região, com o objetivo de resgatar a cultura regional, preservar e replantar os licurizeiros.


Com sede na cidade de Capim Grosso (BA), a COOPES comercializa principalmente licuri e derivados, derivados da mandioca, polpas de frutas da região, mel de abelha, doces e geléias de frutas, licores, queijos e leite de cabra e hortaliças. Além disso, os cooperados também trabalham com artesanatos da palha do licurizeiro como: esteiras, chapéus, bocapios, cestos diversos, etc.



Conheça os produtos da comunidade na loja virtual.

Confira receitas com os frutos



NOSSOS CANAIS

    SES, Quadra 14, Lote 03

    Setor Econômico de Sobradinho

    Brasília/DF

    CEP 73.020-414

    Tel: +55 (61) 3327-8489

    Whatsapp: +55 61 98262-0001

    centraldocerrado@centraldocerrado.org.br

    Mercado Municipal de Pinheiros, box 28

    Rua Pedro Cristi 89

    Pinheiros São Paulo/SP

    CEP 05.421-040

    Tel: +55 (11) 3530-6489

    pinheiros@centraldocerrado.org.br

Parceria:

CENTRAL DO CERRADO

• SÃO PAULO

CENTRAL DO CERRADO

• BRASÍLIA

Cooperativa Central do Cerrado LTDA - CNPJ: 12.473.840/0001-50 - Entregas em até 10 dias úteis 

© 2020 by Cajuí Comunicação Digital