Central do Cerrado na COP30: veja onde encontrar nossas ações em Belém
- comercial7766
- 14 de nov.
- 2 min de leitura

A Central do Cerrado e a Central da Sociobio estão com presença ativa e estratégica na COP30, a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, realizada em Belém/PA de 10 a 21 de novembro. Com uma programação diversa e intensa, as organizações estão envolvidas em ações que vão da alimentação ao diálogo político, passando por articulações internacionais, comercialização de produtos e protagonismo comunitário.
Restaurante da SocioBio: sabor, justiça e impacto
Um dos grandes marcos desta edição da COP é o Restaurante da SocioBio, uma parceria entre a Central do Cerrado, a Central da Sociobio e a Rede Bragantina. Instalado na praça de alimentação do Hangar – Centro de Convenções da Amazônia, o restaurante funciona todos os dias, das 11h às 21h, e serve 4 mil refeições agroecológicas por dia, com foco na força de trabalho da conferência e no público credenciado.
Importante: entre 12h e 14h, o atendimento é exclusivo para voluntários e trabalhadores do evento.
Ao todo, serão 120 mil refeições servidas até o fim do evento, com cardápio elaborado a partir de ingredientes provenientes de mais de 40 empreendimentos comunitários da agricultura familiar e de Povos e Comunidades Tradicionais. Pirarucu manejado, pequi, castanha de baru, arroz orgânico, umbu e coquinho azedo são alguns dos produtos que compõem as refeições, que têm preço acessível e justo.
A proposta se inspira no conceito “bom, limpo e justo” do movimento Slow Food, promovendo uma alimentação saudável, sustentável e solidária — e reforçando o papel dos alimentos como parte das soluções climáticas globais.
Estandes e comercialização
Além da atuação na cozinha, as Centrais estão em três espaços de exposição e venda de produtos da sociobiodiversidade:
Feira Interministerial no Pavilhão Espaço da Sociobiodiversidade, promovida pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudanças do Clima (MMA)
Quiosque da Agricultura Familiar, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA)
Feira da Casa da Sociobio, iniciativa realizada em parceria com a WWF Brasil e a Conexsus
A Casa da Sociobio também conta com estande próprio, agenda de debates e encontros com parceiros estratégicos.
Participações em painéis e diálogos internacionais
A programação da Central na COP30 inclui presença qualificada em painéis e plenárias nas zonas Azul e Verde, além da Cúpula dos Povos. Há destaque para mesas com apoio dos governos da Dinamarca, Noruega e Alemanha, que discutem justiça climática, conservação dos biomas, restauração inclusiva, fortalecimento de cadeias sustentáveis e o papel das mulheres e comunidades tradicionais na construção de um futuro climático justo.
Cerrado em marcha
No dia 15 de novembro, a Central do Cerrado participa da Marcha da Cúpula dos Povos, integrando o Bloco do Cerrado. A manifestação levará às ruas de Belém a campanha “Cerrado, Coração das Águas”, reforçando a importância do bioma na segurança hídrica e climática do Brasil.
A participação da Central do Cerrado e da Central da Sociobio na COP30 expressa uma trajetória de articulação, diversidade e protagonismo territorial. Uma presença que conecta saberes, alimentos, justiça e políticas públicas, colocando a sociobiodiversidade brasileira no centro das soluções globais para o clima.


Comentários