Associação das Artesãs de Turmalina (ASTUR)


Turmalina (MG)


Divulgação / ASTUR



SOBRE A COMUNIDADE


As paisagens e elementos culturais do Vale do Jequitinhonha inspiram tecelagens e bordados tradicionais com conhecimento de mulheres repassado de geração em geração. A Associação das Artesãs de Turmalina (ASTUR) foi fundada no ano de 1992 na cidade de Turmalina (MG), onde existia uma grande demanda de mulheres que queriam gerar renda pras suas famílias por meio do artesanato.


Em uma parceria com a prefeitura local, cerca de 15 mulheres conseguiram um espaço junto ao centro cultural da cidade, onde, até hoje, expõem e vendem seus produtos. Atualmente, a ASTUR conta com 25 mulheres associadas que fazem a produção em suas casas, mas realizam compras coletivas de matéria prima, trocam trabalhos e compram insumos juntas para revender, sempre em parceria.


As principais peças das artesãs são produzidas em algodão cru e têm bordados tecidos em tear manual. Os principais trabalhos pelas artesãs são colchas de cama, caminho para mesa, capas de almofadas, toalhas bordadas, panos de pratos, roupas de algodão e tapetes. Algumas artesãs também trabalham com palha de milho e de banana para produção de objetos para decoração.



Confira receitas com os frutos