Associação Comunitária dos Extrativistas, Artesãos e Pequenos Produtores do Povoado do Prata


São Félix (TO)


Divulgação / Associação Comunitária dos Extrativistas, Artesãos e Pequenos Produtores do Povoado do Prata



SOBRE A COMUNIDADE


Ao caminhar pelo Povoado do Prata é possível perceber no portão da maioria das casas placas que indicam a presença do artesanato com capim dourado. No ano de 2004, a Associação Comunitária dos Extrativistas, Artesãos e Pequenos Produtores do Povoado do Prata nasceu como reflexo do crescimento do trabalho com o ingrediente na região, principal fonte de renda das famílias do povoado.


No início das atividades da Associação, o foco era proporcionar uma estrutura que seguisse as regras da legislação para fortalecer o grupo e possibilitar a participação em editais para o fomento de atividades extrativistas. Através de dois projetos, os profissionais construíram e estruturaram a Casa do Artesão, ponto de comercialização das peças de artesanato de capim dourado.


O capim dourado, utilizado para a elaboração do artesanato, é coletado individualmente pelos associados. Cada um realiza a coleta em locais distintos, especialmente em veredas úmidas, áreas de nascimento do capim dourado. Esses locais dividem-se em áreas de demarcação quilombola, áreas particulares cedidas para a atividade e áreas de parques municipais liberados pelos gestores. A coleta segue os preceitos da sustentabilidade, respeitando o período de reprodução da planta e um cuidado grande para a manutenção da espécie.



Saiba mais sobre os ingredientes utilizados pela comunidade: Capim Dourado.

Confira receitas com os frutos