
São Félix (TO)

Divulgação / Associação Comunitária dos Extrativistas, Artesãos e Pequenos Produtores do Povoado do Prata
SOBRE A COMUNIDADE
Prata é a única comunidade quilombola do município de São Félix do Tocantins certificada pela Fundação Cultural Palmares, através da Portaria nº 02/2006. Seus moradores lutam pela ampliação do território.
Criada em 2004, e atualmente com cerca de 50 membros, a Associação
Comunitária Quilombola dos Extrativistas, Artesãos e Pequenos Produtores do Povoado do Prata desempenha papel fundamental nas decisões locais.
Além de uma forte atuação de incidência política na defesa dos direitos da comunidade, a associação fortalece a produção e comercialização do artesanato do capim dourado e do buriti.
A comunidade também sobrevive da produção de outros alimentos, como as farinhas de mandioca e jatobá, o feijão, o açafrão, além da extração do mel de abelha e do buriti, vendido in natura, na forma de doce ou fruto desidratado.
A medicina tradicional também está presente, a partir de produtos caseiros preparados com a sucupira, o barbatimão, a copaíba e a fava d’anta.
No Prata, as artesãs produzem bolsas, luminárias, biojoias, potes, cestos, mandalas, peças decorativas, suplás, em trançados cuidadosos para evitar a quebra das hastes.
Adquirir o artesanato de capim dourado da associação é contribuir com a sustentabilidade das famílias e com a conservação do Cerrado.

Saiba mais sobre os ingredientes utilizados pela comunidade: Capim Dourado.

Comments