#frutos
Elis Regina Nogueira
MACAÚBA
O exuberante coco-de-espinho
A macaúba (Acrocomia aculeata) é uma palmeira encontrada principalmente na transição entre o Cerrado e a Mata Atlântica, mas marca presença em diversas regiões do país, entre elas Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e em uma longa extensão que vai do Pará até São Paulo.
A árvore possui espinhos longos e pontiagudos e pode chegar a 25 metros de altura. Ela também é conhecida por outros nomes como bocaiúva, macaíba, coco-baboso, coco-de-espinho e chiclete-pantaneiro.
Características do fruto
Os frutos da macaúba possuem uma casca fina e quebradiça com a polpa macia e fibrosa de cor que varia de amarela a laranja escuro. No seu interior, existe uma grande amêndoa.
Usos gastronômicos
A polpa da macaúba é muito utilizada na preparação de sucos, sorvetes e licores. A farinha pode ser utilizada em diversas receitas como pães, biscoitos e bolos.
Usos na medicina tradicional
A macaúba também é utilizada pela medicina popular. Sua polpa e a farinha são ricas em vitamina A e betacaroteno, o que transforma o fruto em um ótimo suplemento alimentar. O consumo do fruto também contribui para o fortalecimento dos ossos, músculos e nervos, já que é uma excelente fonte natural de cálcio e magnésio.
Propriedades nutricionais
O mais importante elemento nutricional da macaúba é o alto teor de betacaroteno. Além disso, a farinha do fruto tem bastante proteína e uma grande concentração de carboidratos, servindo como uma excelente fonte de energia.
Características da árvore
A palmeira é exuberante e conta com folhas de até 5 metros de comprimento. Cada palmeira mede aproximadamente de 10 a 15 metros de altura. Entre as características marcantes da árvore estão os espinhos que recobrem o caule e também suas folhas, o que lhe rendeu o apelido de coco-de-espinhos.
Os frutos ocorrem em cachos com cerca de 40 a 60 unidades. Esses cachos podem chegar a pesar 60 quilos cada. Os frutos são muito importantes para a fauna nativa, pois alimentam espécies como araras, cotias, capivaras, antas e emas.
Todas as partes da macaúba podem ser aproveitadas: as folhas servem para a confecção de redes e linhas de pescaria e a madeira pode ser utilizada na construção de casas.
Período de florada e época de frutos
O período de frutificação da macaúba tem início entre três e cinco anos. A floração normalmente ocorre de abril a junho e os frutos amadurecem de outubro a janeiro. Os frutos devem ser colhidos diretamente do pé. Caso estejam caídos no chão, a coleta deve ser feita rapidamente, para que não fiquem rançosos ou estraguem.
CENTRAL DO CERRADO
BRASÍLIA
CENTRAL DO CERRADO
SÃO PAULO
SES, Quadra 14, Lote 02
Setor Econômico de Sobradinho
Brasília/DF
CEP 73.020-414
Tel: +55 (61) 3327-8489
WhatsApp: +55 61 98262-0001
Instituto Auá de Empreendedorismo Socioambiental
Rua Erasmo Braga, 801
Osasco São Paulo/SP
CEP: 06213-008
Tel: +55 (11) 95049-2178
Cooperativa Central do Cerrado LTDA - CNPJ: 12.473.840/0001-50 - Entregas em até 10 dias úteis