MONTES CLAROS (MG)
Divulgação / COOPER RIACHÃO
SOBRE A COMUNIDADE
A Cooperativa dos Trabalhadores Rurais de Riacho D’anta e Adjacências (COOPER RIACHÃO) fica localizada na região norte de Minas Gerais e apresenta um trabalho de destaque com a macaúba, também conhecida como bocaiúva. Anualmente, a COOPER RIACHÃO faz a coleta e o beneficiamento de 450 toneladas de coco macaúba.
Encontrada em todo o país e abundante no Estado de Minas Gerais, a macaúba é uma palmeira nativa onde todas as suas partes podem ser utilizadas para inúmeros fins. Seu fruto possui dois tipos de óleos: o da polpa que é utilizado para produção de biodiesel e o da amêndoa - mais nobre - prensado a frio para manter todas suas propriedades.
A descoberta de uma extensa mata nativa com milhões de pés da palmeira foi crucial para o desenvolvimento da comunidade Riacho D’Antas. Há alguns anos, os pequenos agricultores locais brigavam na justiça com grandes agricultores da região que estavam secando o Rio Riachão para a irrigação de feijão. Andando ao longo das margens, perceberam a existência dessas palmeiras e passaram a buscar alternativas para investir no coco. Dessa forma, salvaram o rio e descobriram uma fonte de renda para as famílias locais.
Atualmente, toda a produção COOPER RIACHÃO tem destino garantido e a cooperativa transformou a macaúba em uma das principais fontes de renda para as famílias locais, o que tem evitado, inclusive, o êxodo rural dos jovens na região.
São 400 famílias do Vale do Riacho D'anta, que abrange os municípios mineiros de Montes Claros, Mirabela, Coração de Jesus e Brasília de Minas. Juntas, produzem óleos prensados à frio, carvão, polpas, sementes, sabões, sabonetes, cosméticos, ração para alimentação animal e óleo para produção de biodiesel.
Conheça os produtos da comunidade na loja virtual.
Confira receitas com os frutos
Comentarios