Central do Cerrado – Produtos Ecossociais

O Bioma Cerrado

mapa_cerrado

O Cerrado brasileiro, considerado atualmente a mais rica savana do mundo em biodiversidade, reúne uma grande variedade de paisagens, um grande número de espécies de plantas e animais. Entre chapadas e vales, com uma vegetação que vai do campo seco às matas de galeria, o Cerrado se estende por uma vastidão de 2 milhões de km2, área equivalente a um quarto do território nacional. Tais dados demonstram que o Cerrado é um bioma rico e globalmente significativo por sua extensão, diversidade ecológica, estoques de carbono e função hidrológica no continente sul-americano, além de sua diversidade sócio-cultural.

Apesar disso, trata-se de um bioma profundamente ameaçado pelo avanço da fronteira agrícola e ainda relegado pelo poder público e organismos internacionais. Hoje, o bioma passa por um avançado processo de descaracterização, suas árvores tortas dando lugar a mares de soja, algodão, cana, eucalipto e pastagens para crescentes rebanhos de gado. O estágio de conservação de áreas de Cerrado é pouco expressivo, enquanto o avanço da fronteira agrícola se dá de forma rápida e desordenada.

Além de ameaça a importante biodiversidade, tal quadro de devastação põe em risco uma região que é o berço das águas das principais bacias hidrográficas brasileiras, além da base de sobrevivência cultural e material de um sem-número de habitantes, comunidades tradicionais, indígenas, quilombolas, geraizeiros, dentre outros, que têm no uso de seus recursos naturais a fonte de sua subsistência.

Como resposta ao rápido processo de conversão da paisagem do Cerrado em áreas com finalidades agrícolas, os governos e a sociedade brasileira discutem estratégias de conservação. Uma solução clássica tem sido a de criar áreas protegidas, solução que, se tomada de forma isolada, tende a se mostrar insuficiente para manter as funções ecossistêmicas.

Num bioma caracterizado pela presença de comunidades extrativistas, indígenas, quilombolas e de pequenos produtores agroextrativistas, dentre tantas outras que vêm conservando, de forma efetiva, grande áreas naturais por gerações e gerações; é preciso perceber e valorizar a pequena produção familiar e o extrativismo como aliados da conservação e as populações do Cerrado como seus verdadeiros guardiões.

Nas práticas comunitárias são expressos saberes produzidos de forma coletiva, com base na troca de informações e transmitidos de geração em geração que constituem um patrimônio cultural e cientifico de grande relevância e que precisa ser igualmente preservado. Estimular e valorizar o uso sustentável da sociobiodiversidade do Cerrado constitui, portanto, estratégia fundamental

Andréa Lobo – Professora do Departamento de Antropologia da UnB
Donald Sawyer – Professor do Centro de Desenvolvimento Sustentável da UnB

Conheça as publicações do ISPN sobre manejos, boas práticas, tecnologias, gestão, etc.

Conheça mais sobre o Cerrado e seus povos:

ISPN – Instituto Sociedade, População e Natureza

A Casa Verde

Rede Cerrado

Embrapa Cerrados

Rede de Sementes do Cerrado


101 Comentários Adicione seu comentário

  • . Pequi - Caryocar brasilie&hellip  |  09.04.08 às 12:06

    [...] Cerrado [...]

  • 1. Nice Antunes  |  17.04.08 às 13:44

    Moramos em Palmas TO. Estou na presidência de uma Associação de produtores rurais. Precisamos criar, com urgência a Central das Associações.

    Por favor, nos ajude enviando modelo do estatuto, bem como nos apoie se precisarmos de mais ajuda.

    Já mandei 2 e-mail e não tive resposta. Por favor nos ajude.

    Obrigado,

    Nice

  • 2. Warley da Costa Veloso  |  29.05.08 às 20:35

    Estou desenvolvendo um projeto de conclusão de curso, meu tema proposto é diversificação frutifera do cerrado Norte Mineiro.Se for posível enviar material que diz respeito ao assunto.
    cordialmente.
    Warley

  • 3. lucas  |  20.06.08 às 14:14

    eu gostei muito do site

  • 4. lucelia maria alves chaves  |  30.06.08 às 09:12

    gostaria de ver fotos feita com capim dourado como colares,bolsas enfim artesanato feito com o capim dourado.

  • 5. Marisa  |  17.07.08 às 18:29

    Olá, trabalho com o geopropolis da abelhas Melipona fasciculata no estado do Maranhão, na região do Cerrado maranhense, e as informaçoes sobre o cerrado irão contribuir para o meu trabalho, irei demonstra principalmente essa questão de conservação da região.

  • 6. Zema  |  25.08.08 às 18:58

    Muito interessante esta pagina, pois o bioma do cerrado é muito

  • 7. Lourdes Maria Teixeira e Wanderley da Silveira  |  02.09.08 às 13:28

    Estamos com um projeto para reflorestamento de uma área com espécies frutíferas do cerrado.
    Se puderem nos enviar alguns materiais informativos, ficaremos gratos.
    Conhecemos o projeto AGROTEC (GO) é muito interessante.

  • 8. rederson rony rodrigues de andrade  |  18.09.08 às 16:24

    VC PODE NOS AJUDAR? COM NOSSA PESQUISA SOBRE O CERRADO

  • 9. Luís Alberto Pereira  |  15.10.08 às 10:53

    Olá gostariamos de participar da central como fazemos?? Associação Halitinã

  • 10. gilberto de abreu  |  08.11.08 às 09:15

    gostei muito do trabalho de vocês. gostaria de saber como que eu faço para comprar mel dos indios do xingu.

  • 11. Lilian  |  10.11.08 às 17:01

    Ola. Estou em buscca de Capim Dourado para comprar a atacado. Por favor entrar em contato via email. gonzaga.lilian@gmail.com.

    Obrigada, Lilian

  • 12. Jose Rodrigues dos Santos  |  16.11.08 às 18:15

    moro em tapurah e tem 3 hactario para plantar pequi, é possivel conseguir mil sementes? se tiver entre em contato no meu email. obrigado.

  • 13. Darley Marinho de Assis  |  26.12.08 às 11:08

    Desde 2003 venho trabalhando na divulgação de uma marca com o nome de PEQUI NINOS, são atualmente 35 mascotes com carinha de Pequi, meu proposito é aliar a minha marca com produtos e serviçõs que edificam, como falar da preservação do meio ambiente em especial o CERRADO, a todos que queiram fazer uma parceria estamos abertos, acredito que a nossa marca pode ajudar muito, neste trabalho de educação, principalmente lidando com as crianças, já temos um bom material. Mas, é preciso muito mais…
    Agradeço
    Darley Marinho Pequininos.

  • 14. Celso Provenzano  |  03.02.09 às 11:23

    Olá Espero que esta escrita encontre todos desta site de plena paz e saude , vou me apresentar me chamo Celso Provenzano tenho 38 anos sou ambientalista e Educador ambiental , sou da Cidade de Uberaba ,situado no Triangulo Mineiro , Estado de Minas Gerais , como deu para visualizar minha regiao faz parte deste Bioma no qual já se foi discutido que meados de 2030 perderemos este BIOMA , perderemos tambem nossa possibilidade de encontra a cura da AIDS, CANCER , e outro males ,
    Senhores colocamos a palavra MEIO AMBIENTE da mesma forma que colocamos a palavra DEUS , todo mundo fala , todo mundo discute , todo mundo ouve mas na PRATICA pouco se faz ! Estamos vivendo a era da HIPOCRISIA ! Estaremos agora em declinio sem fim por causa desta Hipocrisia ,EU LHE PERGUNTO COMO PODEMOS COMBATER O TERRORISMO QUE O GOVERNO ESTA FAZENDO COM NOSSO CERRADO PROMOVENDO A MONOCULTURA CANAVIEIRA ! A cana de açucar na minha regiao desgraçou tudo que tinha que desgraçar , alem do mais estes malditos usineiros que aqui vieram com apoio politico , tem todo livre arbitrio dentro da nossa casa LEGISLATIVA e tambem EXECUTIVA com proposta de trabalho para populaçao !Eles promovem leis , nossa Secretaria do Meio Ambiente trabalha para os Usineiros , eles os usineiros tem o poder financeiro manda e desmanda na Cidade , com dinheiro nosso !
    as Leis sao de favoreciemento a queima da cana , ENTAO SENHORES ME RESPONDE É POSSIVEL ACABAR COM ESTA INSANIDADE COM TODO ESTE PODER FINANCEIROS ! INFELISMENTE SOMOS UMA FATIA DE VENDIVEIS , NOSSOS POLITICOS SAO VENDIVEIS , NOSSOS TRES PODERES NAO TEM MORAL FAZEM PARTE DE UMA MAFIA ! E TODOS NÓS SABEMOS , MAS O QUE POSSO FAZER ! nao sou hipocrita busco apenas uma soluçao e nao vejo ! Como falei no plenario da Camara Municipal de minha Cidade , nao vejo soluçao se promover o TERRORISMO ! dinamitar todas as usinas de alcool e açucar , somente desta forma que estes USINEIROS VAO COMEÇAR A RESPEITAR AS LEIS AMBIENTAIS ! Escrevo muito disto temos sim parar de promover forum, debates e realmente arregaçar as mangas ! Pois isto é uma guerra no qual a Natureza esta perdendo !
    Estamos promovendo a HIPOCRISIA , falamos muito de Meio Ambiente mas praticamos quase nada !
    Celso Provenzano

  • 15. Fernando Pereira de Queiroz  |  10.03.09 às 09:19

    Moramos em Bom Jardim de Goias Go. Estou na presidência de uma Associação de produtores rurais. Precisamos criar, com urgência a Central das Associações.

    Por favor, nos ajude enviando modelo do estatuto, bem como nos apoie se precisarmos de mais ajuda.

    Por favor nos ajude.

    Obrigado,

  • 16. Julio Cezar Ribeiro  |  11.04.09 às 09:31

    Arinos(MG), 11 de Abril 2009.

    Prezados Senhores,
    Bom Dia

    Estou a procura de uma maquina de descascar barus e compradores para a castanha.

    Att:

    Julio Cezar Ribeiro
    038 9935-7853

  • 17. maueicio de carvalho  |  11.04.09 às 09:50

    assisti programa ação deste sábado e me interessei pelo apelo de comercialização e divulgação do trabalho e produtos por voces comercializados solicito informações caso haja interesse nesta parte aqui no meu estado meu nome é mauricio de carvalho sou do rio de janeiro capital , desde já agradeço.

  • 18. RAIMUNDO NONATO PIRES  |  13.04.09 às 10:31

    CONHECIR A ORGANIZAÇÃO CENTRAL DO CERRADO ASSISTINDO PROGRAMA DE TV, AÇÃO.GOSTEI MUITO DO EMPENHO DA ORGANIZAÇÃO EM PROL DA VIDA E DA DIGNIDADE DO SER NESTE PLANETA.
    TRABALHO EM PARTE DO CERRADO MARANHENSE E GOSTARIA DE LEVAR O CONHECIMENTO, COOPERAÇÃO E SOLIDARIEDADE DESTA ORGANIZAÇÃO PARA AS COMUNIDADES RURAIS DO TERRITÓRIO DO BAIXO PARNAÍBA MARANHENSE, QUE É CONSIDERADA UMA DAS REGIÕES MAIS POBRE DO PAÍS.

    UM FORTE ABRAÇO E UMA LONGA VIDA!

  • 19. genilza  |  13.04.09 às 17:15

    Oi meu nome é Genilza,sou moradora das margens do “Velho Chico”,assiste o programa “Ação”, no sábado passado fiquei sabendo sobre esse importante projeto,minha avó tem 93 anos,há mais de duas gerações que minha família possui conhecimento de remédio caseiro e já é uma riqueza que na comunidade a qual moramos já atestaram essas formulações,tenho um projeto na área gostaria de entrar em contato com vocês a fim de desenvolver melhor essa pesquisa para servir a todos que precisarem,atualmente ela faz remédio para derrame,são todos naturais e diversificados,muitas pessoas de outros estados pedem esses remédios!!!

    muito obrigado!!!

  • 20. Julio Cezar Ribeiro  |  14.04.09 às 17:12

    Arinos(MG), 14 de Abril 2009.

    Prezados Senhores,

    Gostaria de baixar e salvar( alguns videos deste site como Frutos no Cerrado no Globo Reporter, Projeto Pacari passado sabado no Ação), gostaria de saber como fazer.

    Att:

    Julio Cezar Ribeiro

  • 21. Ofélia Afonso Borges  |  20.04.09 às 21:04

    Warley da Costa Veloso | 29.05.08 às 20:35

    Estou desenvolvendo um projeto de conclusão de curso, meu tema proposto é diversificação frutifera do cerrado Norte Mineiro.Se for posível enviar material que diz respeito ao assunto.
    cordialmente.
    Warley

    Sou Ofélia Afonso Borges diretora de projetos e financeiro do Instituto de Cidadania e Estudos Ambientais e Turisticos-AMBIENTUR. Estou desenvolvendo um projeto de viveiro de mudas de espécie frutifera (arvore e arbustos) nativas do cerrado, para educação ambiental e também como reflorestamento de reservas legais, mas estou com dificuldade de todos os generos (financeiro, + informação sobre o assunto e etc.) Tenho o local para implantação desse projeto fica no municipio de Perdizes MG. O presente trabalho tem como objetivo realizar um levantamento do número de espécies frutíferas de árvores e arbustos nativosdo cerrado, incluindo gêneros e famílias botânicas, e como conseguir mudas ou sementes das mesmas.
    Estou tentando uma parceria com a BUNGUGE Fundação.
    Gostaria se fosse possivel o e-mail do Warlei da Costa Veloso que fez um comentário em 29/05/08 sobre trabalho de conclusão de curso.
    Gostaria de salvar vídeos deste site como Frutos no Cerrado no Globo Repórter, Projeto Pacari e etc, mas não estou sabendo como fazer.
    Esperando contar com a ajuda de vocês, desde de já agradeço.

  • 22. alirom  |  05.05.09 às 17:15

    eu jah mandei um e-mail e até agora não fui respondido, queria saber quanto a tabela de preços do jatobá e quantas kg é necessario pra produzir um kilo da farinha….

    por favor….

    obrigado

  • 23. genilza  |  25.05.09 às 20:13

    Oi enviei a síntese do projeto de pesquisa sobre o uso de ervas medicinais típicas do cerrado e da caatinga no combate de Avc,giostaria de informar que no momento busco parceria com pesquisadores e interessados na area
    para trabalhar juntos em estudos e pequisa. genilza6@yahoo.com.br

  • 24. danilo  |  03.06.09 às 10:20

    muito bom

  • 25. jenyfer aguero valenzuelo  |  04.06.09 às 13:22

    muito,bom mais nao era exatamente isso ki eu estava procurando mais parabens esta otimo?bjokas………

  • 26. LUANA CRUZ  |  10.06.09 às 15:36

    olá, gostaria de solicitar um partrocinio, pra a realização da nossa a mostra cientifica. Eu e o meu grupo temos o temos o tema: evolção da extração dos produtos do cerrado. Sendo que esse tema tem muito haver com o projeto que é feito por vocês. Assim pedimos a colocaboração e a coomprenção de vocês para que nos ajude que qualquer coisa que for ao alcance de vocês. Atenciosamente dos alunos do Colégio do Marista João Paulo II.

  • 27. luana  |  18.06.09 às 18:47

    nossa gostei d+ desse site, tudo q eu estava procurando eu encontrei aqui, meu trabalho vai ficar show

  • 28. Prof. Marcos Machado da Silva  |  08.07.09 às 12:26

    Olá amigos, Meu nome é Marcos Machado da Silva, tenho 48 anos, sou geógrafo ambientalista, professor do Ensino Fundamental no município de Itaguari – Goiás. Quero a partir de agosto de 2009 implantar na Escola onde trabalho juntamente com meus alunos um Viveiro para produzir mudas nativas do cerrado tendo como objetivo fornecer sem fins lucrativos, mudas de espécies do cerrado, pois o meu município está entre os mais degrados do estado de Goiás.
    Gostaria que me enviassem sites e sugestões de onde posso encontrar sementes modelos de projetos de viveiros para me auxiliar neste propósito de ajudar a a recompor a vegetação do meu município.

  • 29. alcilene garreto almeida  |  09.09.09 às 08:33

    gostei mto de ler esse artigo foi de muita importância para mim sou estudante vou faser uma feira de ciências e o assumto é sobre o serrado valeuuuu

  • 30. Flavia  |  17.09.09 às 09:49

    Bom…o site é muito bom…me ajudou muito nas minha pesquisas…Sou estudadante….Tive oq precisei..Td que eu precisava sobre o Cerrado eu tive…Muito obrigada…Valeu mesmo…

  • 31. hermann klinger  |  17.09.09 às 10:28

    bom dia,
    eu sou um pequeno empresario da Alemanha, que trabalha com produtos sustentaveis do Brasil. estou muito interressado nos produtos do capim dourado,como posso comprar atacado? e voces vao assistir o exposustentat 2009 en Sao Paulo.
    me informen por favor
    abraco
    hermann

  • 32. LUCAS  |  05.10.09 às 21:50

    ESSE SITE ME AJUDOU MUITO EM MINHA PESQUISA SOBRE O CERRADO!!! VALEU!!!

  • 33. Antônia Gomes Silva  |  04.12.09 às 13:12

    Boa Tarde! Estou fazendo trabalho de conclusão de curso sobre frutas do cerrado e seus benefícios. Gostaria que me enviassem material de apoio sobre o tema. Muito obrigada!

    Antônia Gomes.

  • 34. Fernanda  |  27.01.10 às 19:26

    O site esta de parabéns! Muito bem desenvolvido.

  • 35. Laura Maria  |  03.02.10 às 08:20

    Gosto muito do sítio da Central do Cerrado, fiquei apaixonada pela diversidade de organizações que compõem está instituição. Parabéns aos idealizadores.

  • 36. sonia maria da costa  |  17.02.10 às 15:45

    Tenho um terreno na Chapada Diamantina que tem Barbatimão.Tem vick e arcassua os nativos usal p/ gripe.Tentei encontrar na internet não obtive exito.

  • 37. Sinival  |  16.03.10 às 09:50

    Olá, sou publicitário maro em são paulo tenho terra no sertão Bahiano gostaria de implementar um projeto desse tipo lá como posso fazer pois la tem muita riquezas como: mel, umbu, Gabiroba, entre outras frutas esóticas
    desde já agradeço a atenção!

  • 38. Cláudia B. Castro  |  07.06.10 às 19:55

    Olá,

    Que site legal!!!

    Tenho uma propriedade rural na região de Diamantina – MG e quero muito fazer um trabalho de recuperação e reflorestamento de plantas nativas do cerrado. A região foi muito explorada pelo garimpo e é margeada por dois rios. Já procurei inúmeras vezes ajuda no IEF, que tem um programa de reflorestamento desse bioma, mas até agora não deu em nada. Estou aberta e adoraria fazer parcerias para realizar esse trabalho – acredito ser esse o melhor caminho. Espero que tenha alguém por aí e por aqui que possa colaborar. Obrigada e um abraço a todos. Cláudia

  • 39. Éster  |  07.06.10 às 22:16

    esse texto sobre O Bioma Cerrado deu certinho com o meu trabalho de PD

  • 40. Maria José Miranda de souza  |  10.06.10 às 19:07

    Poderia por favor, indicar algumas espécies de arbustos do cerrado, (maximo 5 m de alura) para complementar um trabalho de cortina vegetal com especies nativas.
    obrigada.
    Maria José

  • 41. Raylene  |  18.06.10 às 20:52

    Olá gente..
    preciso urgente de um video que fala sobre o bioma cerrado!
    Por favor qm puder me ajudar.. . agradeço

  • 42. Raylene  |  18.06.10 às 20:54

    Olá gente..
    preciso urgente de um video que fala sobre o bioma cerrado!
    Por favor qm puder me ajudar.. . agradeço

    É PRA HOJE

  • 43. Aurélio Rubio Neto  |  22.06.10 às 18:25

    Olá, adorei o site, muito bom mesmo, parabéns pela iniciativa, este site com certeza aproxima os produtos do cerrado com o mundo… gostaria que entrassem no meu blog, onde disponibilizo não produtos, mas Artigos científicos com essas plantas… por favor acessem, assim podemos nos fortalecer e consequentemente fortalecer o cerrado.
    Abçao
    Aurélio R. Neto
    http://www.cerradonline.blogspot.com

  • 44. Lays  |  23.06.10 às 14:17

    Gostaraia de uma introdução de cerrado
    Obrigada

  • 45. Bárbara Maria Botelho Neiva  |  21.08.10 às 19:02

    Moro em uma região de Cerrado no noroeste de Minas Gerais, perto de Brasilia, onde nada ainda foi feito para preservação e aproveitamento das grandes riquezas do Cerrado. Gostaria de saber como colaborar para promover o aproveitamento do cerrado local.
    Grata, Bárbara

  • 46. Wilson Ricardo Sodré - 26.08.10 as 00:20  |  26.08.10 às 01:01

    Tenho procurado a Planta chamada Luaná , que é do Cerrado
    porém não consigo informações completas , caso alguem saiba sobre essa Planta , favor repassar site , blogs e etc
    sobre o assunto.

    Grato
    Wilson Ricardo

  • 47. jessica oliveira da silva  |  12.09.10 às 21:43

    esse site do cerrado me ajudou a desenvolver meu celebro ,me ajudou a intender melhor sobre o cerrado….muito obrigado ao site vou lembrar disso agradesso vcs..

  • 48. Adilson Alves da Silva  |  26.09.10 às 16:55

    Prezados amigos defensores do Cerrado!
    Iniciativas como a da Central do Cerrado é muito boa porque mostra o desenvolvimento, ou seja, a produção e geração de renda sem agressão ao meio ambiente. O Cerrado é rico em sua biodiversidade e possui uma infinidade de matéria prima para industrialização ou consumo in natura. Em qualquer época do ano sempre há um tipo de fruto que pode ser consumido por nós humanos nos esperando para matar a nossa fome no Cerrado.
    Ultimamente esse bioma está sendo muito maltratado com a implantação de grandes áreas de monoculturas e o crescimento desordenado das cidades. Medidas urgentes devem ser tomadas pela sociedade civil organizada e Estado para reverter a situação. Há uma proposta de uma emenda constitucional (PEC 115/150/95) para tornar o Cerrado e Caatinga patrimônios nacionais. Para isso precisamos votar no site ou fazer abaixo-assinados. Essa luta é nossa porque em breve poderá não existir mais esses biomas tão importantes para nós.
    Um abraço a todos!
    Adilson Alves da Silva
    Comissão Pastoral da Terra – Regional Goiás

  • 49. larissa carolyne  |  01.10.10 às 11:14

    ESSE SITE ME AJUDOU MUITO A DESENVOLVER TRABALHOS E TAMBèM MINHAS PERGUNTAS AGRADEÇO A VCS.

  • 50. Clayton Freitas  |  05.10.10 às 16:20

    Gostaria de saber como compro sementes e outros produtos do cerrado. Como castanha de baru, amburana, jiquitaia, puxuri, pois trabalho com culinária e quero fazer pesquisas com sementes e produtos que sejam brasileiros. Mas está mais fácil aqui em São Paulo de encontrar produtos que venham de países Europeus, Asiáticos e Árabes do que brasileiros.
    Obrigado

  • 51. luciara campos  |  05.11.10 às 20:02

    ola pessoal,estou a procura de mudas de pequi urgente tambem compro o fruto no atacado como estiver mesmo em conservas ou em natura tambem sementes de pimenta bode compro tambem a pimenta . preciso tambem dasemente do marolo e do articum do cerrado é para remedio tenho urgencia .agradeço se alguem entrar em contato comigo bjs fiquem com DEUS.

  • 52. Edmar  |  05.11.10 às 22:14

    Gostaria de saber com quem eu consigo sementes das diversas frutas típicas do cerrado.

    Grato pela informação.

  • 53. MAUREMI LIFONSINA CAMPOS  |  07.11.10 às 19:50

    Estamos com um projeto para reflorestamento de uma área queremos algumas espécies frutíferas do cerrado.
    Se puderem nos informar onde comprar mudas com valores mais em conta, ficaremos gratos.
    Nossa regiao sul de Goias, cidade de Cachoeira Dourada-go

  • 54. felipe coelho  |  25.11.10 às 09:00

    eu felipe, acho uma fala de vergonha o que acontece hoje nos cerrados que estão sendo desmatados para construir, áreas de subdesenvolvimento para aquela sociedade, e isso prejudica muito o meio ambiente, e faz com que as placas terrestres fiquem constante movimento graças alterações feitas pela açãodo homem.

  • 55. mary martins  |  02.12.10 às 08:48

    gostei muito…………………….

  • 56. mary martins  |  02.12.10 às 08:52

    gostei muito aprendi bastante pois estamos fazendo algo sobre receitas do cerrado……………………………..

  • 57. Eliana de Andrade Almeida  |  16.12.10 às 20:14

    Olá, estou amando o site Central do Cerrado, ele vem me ajudando bastante e tive o prazer de conhecer uma amostra dos produtos no Mesa ao vivo da Prazeres da Mesa.
    Sou formada em gastronomia e estou cursando pós graduação em Docência para o Ensino Superior com ênfase em gastronomia, turismo e hotelaria no SENAC/SP. No momento estou na finalização de um desenvolvimento de relatório que se transformará em meu TCC que tem o tema Frutos do Cerrado da Região Centro-Oeste do Brasil. Ainda tenho bastante dificuldade de encontrar material que fale sobre A história do consumo do frutos? A importância dos frutos no mundo da gastronomia? Como esses frutos vem sendo usados atualmente e em que?
    Enfim, material que me ajude a formar aulas com fundamentação e conteúdo sobre o assunto.
    Minha intençaõ como docente também será de contribuir para a valorização, conhecimento e resgate dos produtos do Brasil e o Cerrado que não é muito divulgado principalmente nas faculdades poderia ser mais conhecido. Peço ajuda, pois já escrevi para diversas pessoas que não puderam me dar nem um tipo resposta. Obrigada!

  • 58. Andreia  |  28.02.11 às 10:31

    Por favor, sou professora do ensino fundamental I e estou elaborando um projeto sobre a fauna e a flora do cerrado. Gostaria de obter sugestões de vídeos, imagens e atividades sobre este assunto.
    Grata,

    Andreia

  • 59. Oscar Antonio  |  03.03.11 às 12:02

    Gostaria de receber informação de alguem que conheca onde posso adquirir mudas ou sementes da gabiroba do cerrado, principalmente no DF ou GO. grato…

  • 60. sidenilson  |  10.04.11 às 20:12

    Como conseguir mudas nativas do cerrado para replantar uma chacara que tenho proxímo a brasília/DF.

  • 61. Vitória Novaresi Deolindo  |  17.04.11 às 17:27

    meu DEUS tem mais comentário do que conteúdooo

  • 62. MARIA DIRCE MIRANDA PEREIRA  |  20.05.11 às 10:57

    GOSTARÍAMOS NÓS DA REGIÃO DO BAIXÃO – BRASÍLIA DE MINAS, DESENVOLVER UM PROJETO COM O “BURITI” COM DIVERSIDADES DE RECEITAS, PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE, E ARTESANATOS.

    SE POSSÍVEL ENVIE PELO E-MAIL MODELO DE PROJETO E ONDE PROCURAR RECURSOS.

    OBRIGADA DIRCE MIRANDA
    DE MONTES CLAROS – MG

  • 63. Dayani Morelli de Camargo  |  26.05.11 às 15:00

    É uma pena o ser humano não notar a improtância da preservação ambiental.
    Um dia veremos que o dinheiro não se come e então não restará uma única gota de água potável e nem um único vale aonde haja condições para plantar o mínimo possível.
    Tudo em volta do dinheiro! Isso não é ser racional, mas sim ignorante!

  • 64. Caroliny Silva dos Santos  |  01.06.11 às 19:32

    To fazendo um trabalho de ciencias mais não acho oque eu quero fala tudo do cerrado mais falar sobre o nome dos frutos em forma de texto não fala queria que tomassem providencias!!

    Muitas pessoas querem saber disso pra colocar em trabalhos!!

  • 65. JÚLYO CÉSAR  |  03.08.11 às 16:51

    EU GOSTEI MUITO DAS INFORMAÇÕES SOBRE O CERRADO. EU POSSO UTILIZAR ELAS PRA COLOCAR EM MINHA MONOGRAFIA?

  • 66. JÚLYO CÉSAR  |  03.08.11 às 16:55

    COMO QUE EU DEVO CITAR ESTE SIT? NAS MINHAS REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E NA MINHA CITAÇÃO?

  • 67. MARIUZA  |  06.08.11 às 06:16

    Bonjour,

    O ecocerrado sempre me fascinou, Hoje, moro na frança ha 10 anos. Aqui, fiz uma formaçao de cozinheira e trabalho em um restaurante gastro conceituado na nossa regiao, o chefe tem o espirito aberto e curioso o que me deu a ideia de buscar informaçoes sobre a utilizaçao de raizes, polpas, bulbos… de plantas do cerrado.
    A diferença em sabores e odores em geral veem da india, ou paises asiaticos. Atualmente se utiliza e custa muito caro é castanha de tonka, da mesma familha do baru, a castanha é trabalhada(me parece que fica em conserva no rhum e depois passa por um processo de secagem…) para que ela fique com um odor e gosto de baunilha ,chocolate . Gostaria de entrar em contato com pessoas que conhecem plantas aromaticas do cerrado e que se pode utilizar na culinaria, bem como a mama-cadela que tem um odor inesquecivel… Se alguém puder me enviar informaçoes dicas, eu agradeço desde ja

    Mariuza

  • 68. isabelli de souza  |  31.08.11 às 09:07

    eu acho esse site muito bom porque na minha escola nós estamos estudado sobre isso na aula de geografia e eu tofazendo trabalho eu minha turma vai adoraaaaaaaaaa.

  • 69. ilza  |  11.09.11 às 02:53

    Sou estudante do 5º semestre de pedagogia da Universidade Est. de Goiás-Unidade Luziânia,quero escrever minha monografia sobre o cerrado,mas estou com dúvida de como definir este tema, já que tenho que estar falando dentro da disciplina geografia com alunos do ensino fudamental II.Se possível me forneça autores que falam do tema.

  • 70. Flora Fonseca da Silva  |  11.09.11 às 11:16

    Gostaria que os amantes do cerrado entrassem em contato comigo, para trocarmos informações.
    Na verdade onde existe CANA, os incendios são constantes e nossas reservas florestais estão virando cinzas. Quero reflorestar o que as clamas levaram, com sementes de todas as especies.
    ( sem mudas)…
    Como apressar e aproveitar as chuvas da proxima estação.
    Voce tem experiencia?
    Comunique-se comigo…
    ……..

  • 71. amanda  |  14.09.11 às 21:12

    eu achei o texto subre o cerrado muito interesante

  • 72. milly  |  25.09.11 às 18:21

    o cerrado e conposto por quem………………….

  • 73. Luana Batista Fernandes Moreira  |  14.10.11 às 08:33

    Olá!
    Eu preciso de uma pesquisa sobre o cerrado que tem a sequinte questão:
    Pesquise alguma organização não covernamental que atua na preservação do cerrado.
    __O que é essa organixação,seua objetivos,histórico e projeto!
    Muito obrigada!Se poderem me dar a resposta do que eu precusso esterei muito grata.
    Tchal,beijoss!

  • 74. Fernanda Maria Olimpio  |  26.10.11 às 15:33

    um site do cerrado não tem quase nada sobre o cerrado!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!1

  • 75. Geraldo Edimar  |  27.10.11 às 22:13

    Sou escritor no norte de Minas e quero avisar que estão queimando as árvores do cerrado para fazer carvão.(Pequizeiros e umbuzeiros) entre os municipios de Monte Azu e Rio Pardo de Minas. As nascentes estão ficando a mercê do sol forte. Será que ninguém vai fazer nada?????????????????????????

  • 76. bianca  |  01.11.11 às 13:49

    Gostei muito e utilizei algumas partes para um dos meus trabalhos.
    Adorei !
    Um abraço !

  • 77. José Augusto  |  02.11.11 às 21:53

    Para conhecimento dos senhores a chapada que envolve a serra da cidade de Francisco Sá está se transformando em plantio de eucalipto. Por favor não deixem acabar.

  • 78. jose henrique  |  17.11.11 às 08:43

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk ee texto e muito mostro fiquei bobo parrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrabennnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnssssssssssssssssssssssss

  • 79. jose henrique  |  17.11.11 às 08:46

    esse texto ten muito ponto mas li tivre fe e consegui minha nota eeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee10s2s2s2s2s2s2s2

  • 80. katia  |  17.11.11 às 13:14

    ola!! queridos e queridas este sati é mais do que uma coisa !
    isto é tudo de + – pq nao tem oque eu precisava em meu trabalho pois entao isto nao adianta para NADAAA …

    ….AFF

  • 81. JULIA  |  17.11.11 às 13:16

    adoreii estava tudo oque eu precisava pra meu trabalho oque tenho que falar ´OBRIGADA !!!

    fofis vcs nao !!
    kkk
    amo

  • 82. Luiz Grato David  |  21.11.11 às 21:27

    Sou proprietário de 22 alqueires de terras, localizado no Município de Luziânia, em área rica de Cerrado, com muita diversidade ecolólica, situada na Fazenda Capitão do Mato, que ao longo de 30 anos foi brutalmente degradada, com retirada de árvores nativas e de proteção permanente, área que também ostenta pequenos córregos perenes, mas ao longo das margens são retirados barros para produção de tijolos e derrubada de árvores para abastecimento de fornos.

    Passo por momentos tormentosos, de um lado os políticos de Luziânia, aumentaram a área de expansão urbana, de outro lado, os invasores derrubando árvores de proteção permanente, para dar lugar ao projeto “minha casa minha vida”, e com o beneplácido dos políticos, nada fazem para proteção do ambiente.
    Quero desenvolver projeto de recuperação de área degradada, com plantio de mudas e recuperação ambiental. É possível?

  • 83. Fernando  |  28.11.11 às 09:32

    Bom dia
    Sou carioca
    Somente uma orientaçao

    Qual caminho encontrar pessoas prestadoras de sv que enviem por correio de partes de plantas ou semente ou muda de plantas do cerrado

    Estou a procura de davilla elliptica = lixeirinha do mato uma prima da davilla rugosa = cipo caboclo aqui no RJ. Fins de pesquisa e reflorestamento.

    Aqui plantei jatoba . fiz muda em casa , acredita. pegou, todas e plantei enormous area do INSS que estao reflorestando e estava querendo plantas outras gigantes do cerrado e frutiferas

    Tem alguma orientaçao de achar alguem que preste este tipo de serviço . Pago pelo serviço. É nao em grande quantidade e sim em exemplares em particular.

    abs
    fernando carioca

  • 84. thais rosa gonçalves  |  02.12.11 às 08:29

    esse é o trabalho de campos e cerrados mais cade a introdução ,a conclusão,e a bibliográfia?

  • 85. laura jamille moreira de souza  |  30.12.11 às 21:13

    EU JÁ FUI NO MEMORIAL DO CERRADO LÁ É MUITO BOM ,EU VI ANIMAIS EM EXTINÇÃO ,DINOSSAURO ,GIRAFA ,ELEFANTE ,QUATI ETC.TUDO EMPALHADOS.

  • 86. julia  |  02.02.12 às 09:02

    nossa o cerrado e mesmo lindo ne gente

  • 87. julia  |  02.02.12 às 09:02

    nossa que lindo

  • 88. eliane moraes de brito  |  15.03.12 às 14:37

    O que se oercebe é que atualmente,o homem nao tem limites acham que estao construindo maravilhas no entanto nao percebem o tamanho do estrago que estao causando a natureza e conseguetemente a se proprio.

  • 89. thyanna  |  29.03.12 às 08:21

    muito bom saber do cerrado

  • 90. Mariana Molina  |  23.04.12 às 14:11

    quais os recursos naturais que o bioma cerrado fornece a sociedade ?

  • 91. Frutos do cerrado –&hellip  |  10.05.12 às 17:53

    [...] http://www.centraldocerrado.org.br/cerrado/. (Acesso [...]

  • 92. Igor Cobelo  |  14.05.12 às 21:44

    Olá, vocês têm essa imagem do mapa da distribuição do Cerrado maior? Gostaria pra fazer uma camiseta do curso de engenharia florestal da UnB. Valeu!

  • 93. vinicius miranda  |  25.08.12 às 12:40

    e os produtos principais?

  • 94. vinicius miranda  |  25.08.12 às 12:42

    … me desulpem… agora achei kkk
    APROVADO!

  • 95. jhennifer  |  07.09.12 às 17:40

    eu achei otimo esse conteeudo

  • 96. samuel meira  |  26.09.12 às 20:34

    dasssssss

  • 97. camila  |  10.03.13 às 19:11

    me ajuda a ve nmariaaqa

  • 98. camila  |  10.03.13 às 19:11

    qria saber cmo representar esse biomaaa como faze_lo

  • 99. Maria Luiza  |  21.03.13 às 10:23

    Estou fazendo uma pesquisa de ciencias sobre Cerrado, e estou aprendendo muito!

  • 100. sirlene alves castro  |  04.04.13 às 20:27

    Agradeço ao site que me ajudou a resolver as questões da escola de minha filha de 11 anos de idade.

Deixe um Comentário

    Obrigatório

    Obrigatório, (não aparecerá no site)

Trackback this post  |  Acompanhe os comentários via RSS Feed


Próximo Texto:
Texto Anterior:

casa_central
Central do Cerrado – Produtos Ecossociais. Visitas: Entrar

(61) 3327-8489

centraldocerrado@centraldocerrado.org.br